TRE

O secretário do setor de informática do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Anderson Lima, considerou nessa segunda-feira durante o programa Agora da TV Meio Norte que, apesar dos problemas ocorridos na votação, o processo biométrico foi muito valioso.

“A justiça vai avaliar as causas dos pequenos problemas durante as eleições para evitar prejuízos na votação. No geral, tudo transcorreu bem. No geral, o processo biométrico foi muito valioso.”

O presidente do TRE, Edivaldo Moura, ratifica afirmando que a biometria é uma conquista do Sistema Eleitoral Brasileiro, que vem se aperfeiçoando ao longo dos últimos anos. “Eu diria que a biometria é uma conquista do nosso sistema eleitoral e que no curso dos últimos anos vem se aperfeiçoando, uma conquista da qual não podemos abrir mão. É uma forma de garantir a identidade do eleitor. Isso vale para justificar a necessidade da biometria. Em 2016, todas as zonas Eleitorais do Brasil terão biometria”, disse.

Nesse domingo de eleições, a biometria resultou em muitos transtornos durante a votação. Vários eleitores deixaram de votar e, ainda, por volta das 19h, havia ainda quem estava tentando votar. Dentre outros problemas foram citadas as urnas que não reconheceram as digitais de eleitores e os eleitores retardatários, que acharam que iam encontrar seções vazias e foram surpreendidos extensa fila.

A totalização dos votos no Piauí aconteceu somente à 00h01, em razão dos problemas encontrados.

Fonte: Meio Norte