Os medicamentos serão recebidos na Farmácia Escola da Ufpi.
A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) oferecem serviço de assistência farmacêutica aos pacientes portadores da dislipidemia, que é o colesterol elevado e a acne grave. Os medicamentos vão ser recebidos na Farmácia Escola da Ufpi, com a finalidade facilitar o acesso dos pacientes ao medicamento excepcional, que era oferecido pela Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais.
Segundo o diretor geral da Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), Jean Batista, a inciativa foi calculada para atender aos pacientes jovens, que circulam pela Ufpi, para que não precisem se deslocar até a região da Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, que fica no Centro de Teresina. “Na verdade é uma maneira de descentralizar. Foi pelo perfil do paciente, que mora nessa região, então percebemos através desses estudos, que podíamos transferir para a Ufpi a fim de facilitar o deslocamento dessas pessoas”, explicou o diretor geral.
O processo para recebimento dos remédios é o mesmo. O paciente cadastrado na Farmácia de Medicamentos Excepcionais deve levar os documentos até a Farmácia da Ufpi ou de acordo com a condição clínica, solicitar o atendimento no horário da manhã, de 8h ao meio dia. Depois disso, o paciente entra com um pedido para transferir o recebimento dos remédios na Unidade da Farmácia Escola da Ufpi.
“O procedimento é o mesmo. A diferença é que agora vai ser feito em outro local, é mais fácil para ir pegar do que ir ao Centro. De toda forma, as pessoas saem ganhando. Porque a Ufpi ganha a mão de obra qualificada, e dá oportunidade aos estudantes. Foi verificada a localização e o endereço de pacientes com acne grave. Na Universidade, o publico iria aceitar bem, essa nova farmácia em um polo descentralizado”, completou o diretor geral Jean Batista.
Por ser um projeto piloto, a intenção da SESAPI é de expandir o número de medicamentos excepcionais entregues pela Farmácia de Medicamentos Excepcionais. A princípio, a parceira descentraliza somente os medicamentos para pessoas com alto colesterol e acne grave.
Fonte: Meio Norte