Febre amarela: Boletim aponta que o Piauí investiga dois casos suspeitos da doença
O Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que o Piauí notificou 3 casos suspeitos de febre amarela, e somente um deles já foi descartado. Dois ainda estão sob investigação.
Em todo país já são 213 casos de febre amarela, sendo que 81 vieram a óbito, no período de 1º julho de 2017 a 30 de janeiro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 468 casos e 147 óbitos.
Com a maioria dos casos registrados em São Paulo e Rio de Janeiro, a campanha de fracionamento da vacina foi iniciada no dia 25 de janeiro. A campanha de vacinação no estado da Bahia começa no dia 19 de fevereiro.
Para auxiliar os estados na campanha R$ 54 milhões serão liberados. O Ministério da Saúde, no ano de 2017 até o momento, encaminhou às Unidades Federadas o quantitativo de aproximadamente 58,9 milhões de doses da vacina.
A saúde alerta ainda que a febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.
Fonte: Ministério da Saúde