A 1ª edição do Salão Literário do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Parnaíba teve início ainda no último sábado. Na ocasião, foi realizado um bate papo literário com a presença de escritores parnaibanos, além de alunos, professores e servidores da instituição de ensino. Já nesta terça-feira (19), o evento chegou a sua culminância com uma feira organizada na quadra do campus.
Parnaibano e renome nacional, o escritor Francisco de Assis Brasil foi um dos grandes homenageados. O grupo de alunos, inclusive, trouxe uma encenação teatral sobre uma de suas mais notáveis obras: Os que bebem como os Cães.
Mas não foi só isso. A feira literária teve espaço para o resgate da obra de nomes importantes, como O. G . Rêgo, Abdias Neves, Da Costa e Silva, dentre outros. Todos estes escritores piauienses, mas que de certa forma ainda são pouco reconhecidos pelo público local.
A coordenadora do projeto, Fabiana Amada, explica que tudo começou há seis meses, quando os alunos de vários cursos foram instigados a ler obras de autores piauienses. Fomentar o conhecimento e despertar o interesse pela literatura são as bases da iniciativa, que já tem rendido frutos.
Além de disseminar a cultura através dos livros, o SALIFPI também cumpre um papel social. Durante a feira, são comercializados livros a preços baixos, para que mais pessoas possam ter acesso. Todo o valor arrecadado será revertido para projetos sociais.