A Polícia Rodoviária Federal (PRF) consolidou os números da Operação Finados e registrou uma diminuição no número de acidentes, feridos e mortos nas BRs do Piauí em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, entre 30 de outubro e 2 de novembro, foram contabilizados 20 acidentes, 20 feridos e uma morte.
Em 2014, os números foram maiores: 42 acidentes, 25 feridos e três mortes. Apesar do resultado positivo quando comparado com o ano passado, os números de autuações da PRF mostram que o condutor piauiense continua efetuando muitas infrações: foram 1.546 registradas nos quatro dias.
“A PRF trabalhada em muitas frentes: educação de trânsito, aumento do efetivo de agentes, assim como o uso da tecnologia, captura de animais. Nossa presença cresceu e por isso tivemos essas reduções, mas o motorista continua imprudente, como os registros de velocidade comprovam”, afirmou o inspetor Almir Bília, da PRF, se referindo a veículos flagrados com velocidades de até 174km/h.
Números
Durante a Operação Finados realizada no Piauí foram fiscalizados 3.269 veículos, 3.400 pessoas abordadas e 938 realizaram o teste do etilômetro, sendo que 12 foram presas por dirigir sob efeito de álcool.
Ao todo, foram 1.546 multas foram aplicadas. Destas, 87 sem possuir habilitação, 48 por embriaguez (24 por constatação e 24 por recusa), 158 por ultrapassagens indevidas, 43 por não uso do cinto de segurança, 5 por não uso da cadeirinha infantil e 90 por falta do capacete em motocicletas, dentre outras.
Os excessos de velocidade permitiram o registro de 457 infrações, alguns veículos flagrados acima de 150km/h e veículos de cargas cujo limite é 80km/h, trafegando a mais de 100km/h.
Fonte: G1/PI