Após muitas expectativas dos clubes que não passaram da fase classificatória do Campeonato Piauiense e consequentemente não garantiram vaga para o Campeonato Brasileiro Série D de 2017, a Federação de Futebol do Piauí se posicionou sobre a criação do seletivo. Inicialmente, o torneio aconteceria ainda neste semestre, se todos os clubes estivessem de acordo. Mas depois de alguns desentendimentos, a comissão da FFP se calou sobre o assunto. O diretor de competições da Federação, Robert Brown, afirmou que logo após o Piauiense o seletivo entrará em pauta e terá data definida.
– A seletiva vai ser marcada sim, mas ainda não sabemos quando vai ser. Como a gente está com a final do returno estamos aguardando. Nós temos que mandar até outubro para CBF o segundo time. Então a gente já queria marcar até para agosto – declarou Brow.
O representante da FFP diz que a entidade estuda a melhor forma de realizar a competição. Para isso, precisa do apoio dos clubes para obter o número mínimo necessário para formatar o torneio que vale vaga para a competição nacional.
– Todos os representantes dos clubes devem estar presentes. Precisamos de pelo menos quatro assinaturas a favor do seletivo. Se não houver, devemos tomar outras providências. Ainda não pensamos em quais possam ser – diz.
A FFP pode enfrentar dificuldades para formatar este torneio. Alguns times passam por problemas financeiros. Muitos dispensaram jogadores e comissão técnica após a eliminação do estadual e alegam não ter condições. No final do mês passado, a federação reuniu alguns representantes dos clubes para uma possível criação do seletivo, mas depois da ausência polêmica de dirigentes do Picos, nada ficou definido e uma nova reunião foi marcada para o dia nove de maio. Reunião essa que também não foi realizada. Em 2017, o Piauí terá dois representantes na Série D. O primeiro será o Altos, que já tem vaga por ter garantido ao menos o vice-campeonato Piauiense.
Fonte: Globo Esporte