A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa),  pede que a população tenha cuidado durante às visitas aos cemitérios no feriado neste Dia dos Finados, 2 de novembro.

 

As recomendações são para que pessoas do grupo de risco como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica não participem das visitas às sepulturas, assim como pessoas com sinais ou sintomas de síndromes gripais, além de evitar levar grande quantidades de peças decorativas como jarros e arranjos.

 

“Pedimos que a população mantenha o protocolo respiratório como utilização de máscaras, distanciamento de 2 metros, evitem contatos como apertos de mãos, tocar em túmulos e nos objetos de decoração dos mesmos e também que levem o mínimo de utensílios de decoração possível, já que o novo coronavírus sobrevive nessas superfícies por até 72 horas”, destaca o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

 

A determinação é que os cemitérios estabelecem um protocolo para entrada e saída, mantendo controle de pessoas e que as filas sejam formadas em sentido único, com entrada e saída diferenciadas. Também devem fornecer pias para higienização das mãos, com água e sabão líquido, além da necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, pelos funcionários.

 

“Se a pessoa puder, solicitamos que frequentem os cemitérios nos dias e nos horários de menos aglomeração, como no dia anterior ou posterior ao feriado, assim conseguindo fazer suas orações sem se expor tanto aos riscos do novo coronavírus”, destaca Herlon Guimarães.

 

Outra medida estabelecida pela vigilância é a utilização de álcool em gel 70% para higienizar as mãos, no lugar do álcool líquido, pois o líquido pode causar incêndios entrando em contato com as chamas das velas.

 

“O álcool é um produto inflamável, apresentando risco de incêndios e queimaduras quando em contato com fogo (velas com chamas acesas, por exemplo). Caso necessite fazer uso para higienizar as mãos, dê preferência ao álcool em gel, utilizando pouca quantidade e esperando sua secagem completa”, orienta o superintendente.

 

A Prefeitura de Teresina prepara um esquema de segurança sanitária para evitar aglomerações e a disseminação do coronavirus nos cemitérios da capital no  dia 2 de novembro, Dia de Finados.  Neste ano de pandemia, os visitantes terão de seguir recomendações feitas pelo Centro de Operações de Emergências (COE).

 

Os cemitérios ficarão abertos das 6h até às 18h. A entrada dos visitantes será controlada, entrarão duas pessoas por vez, e todos terão a temperatura aferida.

 

Veja as principais recomendações:

 

  • Utilizar máscaras durante toda a visitação aos cemitérios e não permitir a entrada de pessoas sem o EPI
  • É recomendado levar uma máscara de reserva caso haja necessidade de troca
  • Não deverão comparecer ou serem levados para a visitação aos cemitérios pessoas com problemas de saúde e crianças
  • Não levar coroas ou guirlandas de flores artificiais
  • Não levar alimentos para o cemitério
  • Levar cantil ou garrafa de água individual evitando fazer o uso dos bebedouros com bico injetor dos cemitérios
  • Levar álcool em gel individual devendo atentar para o cuidado no manuseio do produto que deve ocorrer longe de velas e fogo para evitar a ocorrência de acidentes
  • Desaconselhar a presença de vendedores de velas, flores e alimentos e outros produtos nas proximidades dos cemitérios
  • A entrada de pessoas nos cemitérios deverá ser controlada e obedecer ao distanciamento mínimo de 2 metros entre os visitantes
  • O cemitério deverá ter entrada e saída em locais diferentes
  • Deve ser mantido distanciamento mínimo de 2 metros entre os visitantes na entrada e na saída
  • A população deverá realizar visitas rápidas evitando permanecer muito tempo junto aos túmulos
  • Recomenda-se retirar as embalagens plásticas de vasos de plantas e levar apenas flores naturais
  • A visita para o mesmo jazigo poderá ser de até quatro pessoas e poderão entrar em duplas mas não é recomendado que entre todos ao mesmo tempo

Fonte: Cidade Verde