Fios telefônicos caídos na rua podem oferecer risco aos cidadãos
Nas ruas de Parnaíba não é difícil se deparar com fios telefônicos baixos ou pouco tensionados nos postes de iluminação, problema que além de prejudicar os consumidores dos serviços de telefonia e internet, ainda traz sérios danos para a estética urbana.
Em algumas situações, os cabos caídos podem também oferecer risco à integridade física de quem trafega pela cidade. Leonardo Alves, marceneiro, teve que parar de trabalhar por algumas semanas após acidente ocorrido na semana passada em uma rua de Parnaíba, envolvendo um fio de internet que na ocasião estava solto. Imagens de câmeras de segurança próximas ao local do ocorrido, flagraram o momento em que a vítima colidiu contra o cabo e caiu no chão. “A gente que é trabalhador, sai de casa para procurar trazer o pão para dentro de casa e se depara com uma situação dessas. Hoje meus movimentos estão bem debilitados, meu braço não tem mais a mobilidade como tinha antes”, disse Leonardo.
Os fatores que podem causar a queda de cabos pertencentes a empresas de telefonia podem ser vários. De acordo com o executivo de manutenção da Equatorial Energia, responsável pelos postes de luz, Gustavo Rabelo, um desses motivadores são os fortes ventos do litoral que trazem consigo a maresia. “Nós temos um plano de manutenção e é feita manutenção preventiva em toda rede da Equatorial, mas pode acontecer eventualmente de alguma árvore, algum agente externo danificar até a rede de telefonia e internet e esse cabo vir a cair”, explicou. Diante desse cenário se faz necessário redobrar os cuidados ao andar pelas ruas.