Florentino Neto, secretário de Saúde do Piauí, falou da trajetória de enfrentamento a Covid-19 no Estado ao citar a diminuição de óbitos, desocupação de leitos e avanço das vacinações; contudo, a Secretaria de Estado da Saúde e demais órgãos competentes se mantêm em vigilância mesmo tendo a situação sob controle, foi o que informou Florentino Neto em entrevista ao jornal da Costa Norte de segunda-feira (18/10).

 

Quanto ao fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Piauí, Florentino Neto destacou que vai depender do nível alto de vacinação, redução de morte e desocupação de leitos. Destacou ainda que a Secretaria de Saúde, sob sua gestão, articulou em Parnaíba, o funcionamento de três hospitais estaduais, como o Heda, a Promédica e Nossa Senhora de Fátima como estratégia de enfretamento a Covid-19.

 

Com relação ao retorno às aulas presenciais, autorizado pelo Centro de Operações Emergenciais (COE), o Secretário esclareceu que foi dado o direito aos pais de decidir enviar o filho ou não. Ressaltou ainda que a Secretaria de Saúde investiu nas escolas junto à Secretaria de Educação.

 

Eleições 2022

Florentino Neto defendeu que sua atuação política é de trazer melhorias, ao ser questionado sobre a possibilidade de se candidatar a deputado federal. Disse que está avaliando junto a sua família para tomar a decisão já que seu nome é constantemente citado para concorrer ao cargo e assegurou que dará representativa na câmara federal que Parnaíba merece.

 

Florentino garante Neurocirurgia no HEDA antes de dezembro

Diante, disso rememorou suas ações que resultaram na implantação do tratamento do câncer em Parnaíba, bem como funcionamento de dois cursos de Medicina na cidade, modernização do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), realização de cirurgias cardíacas. Informou também que antes do fim do ano, antes de dezembro, Parnaíba vai contar com neurocirurgias e a oferta do serviço está sendo articulada.