Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo

Apontado como o futuro substituto de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, o médico Arthur Chioro é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por possível ato de improbidade administrativa. Secretário municipal de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), ele também é sócio majoritário de uma empresa que presta consultoria a diversos municípios paulistas. A informação foi revelada pelos jornais “Diário do Grande ABC” e “Correio Braziliense”.

De acordo com o MP paulista, em setembro de 2013 a promotora Taciana Trevisoli Panagio, que atua em São Bernardo do Campo, instaurou um inquérito civil público para apurar se há violação ao princípio da administração pública no fato de Chioro acumular a função de secretário de Saúde com a de diretor da Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento LTDA. A empresa presta serviços na área de planejamento e gestão de sistemas de saúde a prefeituras paulistas, de acordo com o MP.

Chioro foi recebido pela presidente Dilma Rousseff na última terça-feira (21) no Palácio do Planalto, quando ficou acertada sua ida para a Esplanada dos Ministérios, segundo informou o Blog da Cristiana Lôbo. A indicação deverá ser formalizada nas próximas semanas.

Apesar de a indicação de Chioro para o comando do Ministério da Saúde ainda não ter sido oficializada pelo Planalto, o atual titular da pasta disse nesta quarta-feira (22) ter ficado “feliz” com a indicação. Alexandre Padilha deixará o ministério para concorrer ao governo de São Paulo.

Questionado por jornalistas sobre a investigação do Ministério Público, Padilha se recusou a comentar o assunto. “Não cabe a mim falar sobre isso”, declarou.

Perfil

Chioro é médico concursado da prefeitura de Santos (SP) desde 1989. Formou-se pela Fundação Serra dos Órgãos e se especializou em medicina preventiva e social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). O político também é pesquisador na área de planejamento e gestão em saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Esta não será a primeira vez que Chioro trabalhará no Ministério da Saúde. Ele retorna como titular nove anos após ter exercido o cargo de diretor do Departamento de Atenção Especializada da pasta entre 2003 e 2005.

Em São Bernardo do Campo, o petista integra o primeiro escalão da prefeitura desde o primeiro mandato do atual prefeito Luiz Marinho, que foi eleito em 2008 e reeleito em 2012. Marinho é ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém amizade próxima.

Chioro é ainda presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que reúne gestores de 645 cidades paulistanas.

Fonte: G1