O esporte é uma ferramenta significativa na socialização. Dentro desta concepção o projeto “Esporte e Cidadania” assegura a juventude oportunidade de uma ocupação saudável e perspectivas de profissionalização. No futebol estes garotos têm oportunidade da prática esportiva; mas tem no desempenho escolar, o critério para integrar a equipe que desenvolve o trabalho social.

Diego Guns é fundador do projeto e técnico do time. Dois garotos, o Vinícius e o Kainné, ambos de 15 anos idade, vão para o flamengo em Teresina. Os dois têm boas expectativas de mais qualificação já que estão integrando a base de um time profissional na capital do Estado.

ESPORTE E CIDADANIA (1)

O esporte pode contribuir no comportamento das pessoas, em especial a juventude, por fazer com que as pessoas respeitem novas regras, aprendam a lidar com as diferenças e a disciplina. Atingir objetivos em coletividade e exercitar a solidariedade são próprios da prática esportiva. Formar novas amizades e valorizar a convivência grupal, assegura o desenvolvimento de valores morais, sociais e éticos. Entre estes jovens outros estão na perspectiva de também integrar um time profissional.

ESPORTE E CIDADANIA (2)

O esporte proporciona um ambiente saudável e satisfatório a quem tem dificuldades de relacionamento. A prática de esporte, neste caso do futebol, há oportunidade de a socialização ser um instrumento de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo com repercussões na educação. O projeto Esporte e Cidadania depende da boa vontade colaboradores para continuar ajudando a juventude segundo Diego Guns, muitos garotos são afastados da ociosidade e das sugestões das drogas. Informações do projeto pelo número (86) 99568 9605.

ESPORTE E CIDADANIA (4)

Fotos: Pablo Portugal

Por Daniel Santos