Após fazer um balanço positivo de seu governo durante abertura do ano legislativo, na Assembleia Legislativa do Piauí, nessa segunda–feira (3), o governador Wilson Martins falou ao G1 sobre obras que estão paradas e que não serão entregues à população até o fim de seu mandato, que encerra no último dia de 2014, isso caso ele não se lance candidato a algum cargo este ano. O gestor disse que gostaria de inaugurar o Porto de Luís Correia e a ferrovia Transnordestina, mas sabe que isso não será possível.
“Sempre fica algo que gostaria de inaugurar é que não é possível. O Porto e Transnordestina são obras que imaginávamos que entregaríamos aos piauienses. Também gostaria de inaugurar a estrada da Pedra do Sal, pois serão investidos R$ 17 milhões, mas infelizmente por questão de burocracia e de licenciamento ambiental tivemos uma dificuldade e não teremos condições de executar a obra em tempo hábil”, disse Wilson Martins.
As obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí deveriam ser inauguradas em 2010 e estão paradas desde setembro de 2013. Segundo o Ministério dos Transportes, foram executados apenas 42% dos trabalhos de infraestrutura e 35% das obras de arte especiais – pontes e viadutos – nos 420 quilômetros da linha entre as cidades de Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE). A Transnordestina já consumiu R$ 1,075 bilhão e segundo um balanço do governo a obra deverá ser entregue entre junho e setembro de 2016.
Já as obras do Porto de Luís Correia estão sem previsão para conclusão, de acordo com Secretaria de Portos, da Presidência da República. Segundo o governo do Piauí, o porto está na lista de 14 portos marítimos com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Martins também comentou que gostaria de inaugurar o voo regional para Parnaíba, mas teme que isso não aconteça antes de abril, prazo limite para decidir se fica no cargo de governador ou se deixa a cadeira para concorrer a uma vaga no Senado.
“Tenho vontade de inaugurar o voo regional para Parnaíba. O aeroporto está pronto e tudo marcado. O voo deve acontecer até o dia 22 de março. Estou torcendo para que der certo porque isso fica como uma marca”, finalizou.
Fonte: G1 Piauí