O governador eleito Wellington Dias (PT) falou em entrevista na manhã dessa segunda-feira (1º) sobre as diversas dificuldades enfrentadas pelo Piauí. Além da crise financeira, o estado tem outros graves problemas, como obras sem conclusão. Segundo Wellington, atualmente existem centenas de obras paradas em todo o território piauiense, algumas iniciadas em sua gestão, há quatro anos.. “Somando todas, como rede de água, obras de habitação e as outras, são cerca de 900 obras paradas”, informou o futuro governador.
Wellington falou sobre a ligação do Rodoanel com as BRs 316 e 343. De acordo com ele, a obra é de responsabilidade do governo federal e havia o compromisso da presidente Dilma Rousseff em fazê-la, mas parou devido à ausência de planejamento adequado, de licenciamento e regularização das terras por onde a nova via passará. “Tendo isso regularizado é que o Governo Federal pode liberar o dinheiro, como não teve, eles botaram dinheiro do estado para fazer uma obra que é federal”, criticou.
Wellington disse que existe uma completa falta de planejamento no estado e falou que vai começar sua administração pelas obras que ele próprio deixou o dinheiro empenhado quando saiu do governo em abril de 2010. “Eu vou ter que começar por obras que eu deixei o dinheiro lá atrás, como o Centro de Convenções, o aeroporto de São Raimundo Nonato, que estavam em andamento e tinha o dinheiro na conta e ainda hoje não terminaram”, falou.
O petista disse que os dois últimos governos deixaram coisas pendentes. “O governador Wilson também deixou muita coisa pendente e também o governdor Zé Filho. A pior obra, a mais cara, é aquela não concluída, pois ela não serve para nada. Então tem que terminar”, desabafou. Ele também mencionou a ferrovia Transnordestina e disse que é responsabilidade do estado regularizar a situação das propriedades para que a ferrovia funcione. O petista lembrou ainda dos leilões de energia eólica, que contam com um grande volume de investimento, e da estrada entre os municípios de Dom Inocêncio e São Lourenço do Piauí que também está por ser feita.
Secretariado
Sobre os nomes que irão compor a próxima administração, Wellington Dias disse que a prioridade é montar uma equipe preparada e que não esteja acima do que o estado suporta. Ele não quis mencionar os possíveis nomes, mas afirmou que a definição deve sair ainda nesta primeira semana de dezembro. “Vamos fazer isso [montar a equipe de governo] também com responsabilidade, com pessoas preparadas e competentes para que a gente possa cuidar bem do nosso Piauí. Eu quero estar nos próximos dias, provavelmente ainda esta semana, anunciando esses nomes”, finalizou.
Fonte: G1 Piauí