O governador em exercício Zé Filho participou na manhã desta quinta-feira (04) de uma reunião que teve como objetivo discutir o abastecimento de águas em todo o Estado. O encontro realizado no Palácio de Karnak, reuniu os gestores da SEGOV, CONAB, IBGE, SEMAR, EMATER, SDR, AGESPISA, CODESVASF, SEDEC, IDEPI, e representantes da Agencia Nacional de Águas-ANA.
Na oportunidade foi discutido a situação da distribuição dos recursos hídricos no Estado. De acordo com Joaquim Gondim, representante da ANA, o trabalho realizado é de fazer um levantamento de informações que permitam tomar as providencias para a superação da situação que se apresentam.
Ele falou que o trabalho inicial é de visitar e conhecer cada município do Estado, identificando suas necessidades e seus pontos fortes. Joaquim Gondim, lembrou ainda que esse é um trabalho solicitado pela Casa Civil da Presidência da República, ele esclareceu que a Agencia Nacional de Águas busca ter o conhecimento dos municípios potencialmente atingidos ou em vias de serem atingidos pelas restrições do fornecimento de águas às populações urbanas.
A avaliação das sedes de abastecimento está sendo realizadas nas sedes municipais do nordeste brasileiro, frente às possibilidades de acirramento da situação climática que vem resultando em cenários de seca.
Zé Filho falou das potencialidades do Estado e destacou seu interesse em oferecer à população qualidade de vida. “O Piauí é rico em recursos hídricos não podemos admitir que nosso povo que já sofre com a seca venha sofrer também com problemas de abastecimento de água . É importante trabalharmos no sentido de amenizar esse defeito nas áreas urbanas já que na zona rural já existe um trabalho voltado para este segmento . Acredito que através de ações nesse sentido vamos regularizar o acesso a água, promovendo seu uso sustentável em benefício das atuais e futuras gerações” finalizou.