Com o objetivo de fomentar cada vez mais a pesquisa no Piauí, o governador Wellington Dias assinou o decreto que regulamenta o Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico-científico do Estado do Piauí (Fundes) e autorizou o lançamento de editais. O evento foi realizado na noite da segunda-feira (01), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
“O decreto que o governador assinou regulamentando a lei de criação do Fundes é de fundamental importância para alavancar a captação de recursos para mais pesquisas, para mais parcerias com o setor produtivo e academias. Acredito que esse é o pontapé inicial para que nós possamos ter mais editais, bem como pesquisa, ciência, tecnologia e inovação”, ressalta Francisco Guedes, presidente da Fapepi.
Durante a solenidade, Wellington Dias falou sobre a importância de dar oportunidade a pesquisa no estado. “ Estamos aqui lançando R$ 3.770.000,00, em um edital que nós temos participação com o Governo Federal, através do CNPq. Com este valor, somado aos demais editais em andamento, temos um investimento de R$ 13 milhões para a pesquisa este ano. Esta iniciativa dará oportunidade a pesquisadores e proporcionará inovação. Com isso, poderemos abrir caminhos para o desenvolvimento do Piauí”, diz o governador.
Além da assinatura do decreto, o governador autorizou dois editais em convênio com o CNPq e quatro editais de auxílio da Fapepi, sendo estes: Auxílio à Participação em Evento Científico; Auxílio para Publicação Científica; Auxílio para Organização de Reunião Científica e um novo edital de Fomento ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Estado.
Wellington ressaltou a necessidade de que as pesquisas estejam sempre alinhadas com os potenciais para que o desenvolvimento se propague. “ A pesquisa quando ligada a prioridades do estado sempre traz um ganho. Por isso, quero incentivar os nossos pesquisadores a participarem dos nossos editais. Esse é só o primeiro passo. Ainda virão outros”, conta.
Para o professor e pesquisador Francisco Marcelino, o Fundes melhora as perspectivas da pesquisa no estado. “ Um dos maiores entraves para o pesquisador está no financiamento para a execução do trabalho. E com a regulamentação do Fundes acredito que essa realidade possa melhorar”, destaca.
Participaram da solenidade de lançamento do Fundo de Pesquisa a vice-governadora, Margarete Coelho; o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Lopes; a vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo; o presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, dentre outras autoridades.
Fonte: CCom