Governadores dos nove estados do Nordeste se reuniram ontem (25) em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff, para discutir assuntos em comum para toda a região. Pela manhã, foi elaborada uma pauta que incluía pontos que interessavam todos os estados, entre eles, a seca e a autorização do Tesouro Nacional para que os estados com capacidade fiscal possam ter acesso a financiamento interno e externo.
Na ocasião, os governadores defenderam, através de uma carta, a governabilidade do país, o Estado democrático de direito e rechaçaram qualquer tipo de golpe político. “O documento que estamos colocando é na linha da defesa da democracia e da constituição. Há uma presidenta eleita, empossada pelo Congresso e temos que fazer esse acordo, o que não significa que haja divergência quanto à condução das ações de governo” disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).
Os governadores elogiaram a postura da presidente por se reunir com todos os gestores da região e defenderam novos encontros como forma de diálogo para apresentação de demandas dos governadores nordestinos para a presidente.
Os gestores também debateram questões como as perdas com a longa estiagem e recursos para investimentos, especialmente do BNDES. Após a Semana Santa, os governadores desejam realizar uma reunião com a bancada do Nordeste, tanto senadores como deputados, para discutir os principais assuntos de interesses dos Estados no Congresso Nacional.
Fonte: Jornal O Dia