O Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, informou no início da tarde, que dos 100 respiradores recebidos pelo Governo do Estado do Piauí, na manhã desta segunda-feira(01), cinco foram cedidos a Prefeitura de Parnaíba, para utilização no Hospital de Campanha, instalado no antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima, que vinha enfrentando dificuldades para o funcionamento de UTI´s devido a falta de respiradores.

 

O município passa por um impasse, desde a constatação pela diretoria técnica do hospital de campanha, de que os respiradores comprados não eram apropriados para serem utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva que foram projetadas para o enfrentamento da COVID-19.

 

“Estamos estudando solicitações que nos foram encaminhadas pela Prefeitura de Parnaíba e também pelo Dep. Dr. Hélio, para que a gente possa colocar, à disposição, também, medicamentos e material médico hospitalar, visando ajudar o município de Parnaíba na execução da operação do Hospital Nossa Senhora de Fátima, compreendendo a necessidade de união de esforços para vencermos a COVID-19”, disse Florentino.

 

Neto, ressalta que além da cessão dos cinco respiradores a Prefeitura de Parnaíba a SESAPI vai ampliar a capacidade dos leitos de UTI´s do Hospital Dirceu Arcoverde e está trabalhando para a reabertura do Hospital Promédica, para garantir melhores condições de atendimento à população.