Ao todo, 1.293 servidores públicos que ainda não fizeram o recadastramento têm uma nova oportunidade para regularizar a situação. Uma equipe itinerante da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) será encaminhada aos municípios para realizar a atualização dos dados funcionais daqueles funcionários com dificuldade de locomoção e que não têm condições de viajar para Teresina.
De acordo com o secretário de administração Franzé Silva, o objetivo do governo é incluir os servidores que perderam o prazo para recadastramento. São 416 servidores ativos, 504 pensionistas e 373 inativos que não atualizaram os seus dados.
“Nossa preocupação é exatamente por conta do número muito alto de servidores que perderam o prazo. E o nosso foco principal são os inativos e pensionistas, pessoas com idade avançada e que possuem dificuldades de locomoção. Pensando neles, nós montamos uma equipe que vai até o interior do estado ou mesmo aqui na capital, se caso for comprovada a necessidade, para realizar o recadastramento desse servidor”, disse.
O secretário contou também que foi aberto um canal de comunicação esses servidores que possuem problemas de deslocamento. Para agendar o atendimento, basta entrar em contato com o governo através do telefone 3216-1705.
“Considerando que essas pessoas precisam de uma atenção especial, foi montada uma equipe para fazer esse trabalho. Esses servidores, através de seus representantes, podem entrar em contato conosco. Nós vamos agendar um horário, local e encaminhar uma equipe até lá para fazer o recadastramento”, disse.
Ainda segundo o secretário, o recadastramento é importante uma vez que o sistema é atualizado, traz benefícios tanto para a população quanto para os servidores que serão acompanhados e qualificados pelo governo em relação ao seu ofício. Ele contou também que servidores já estão sendo redistribuídos nos órgãos.
“Foi um trabalho intenso e agora nós estamos fazendo um trabalho de aprimoramento desses dados, fazendo o cruzamento das informações dos servidores para fazer um trabalho de qualificação, aprimoramento e redistribuição de pessoal”, contou.
Entenda o caso
O Censo Cadastral Previdenciário foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e Previdência, em duas fases. De junho a novembro de 2015, os servidores puderam prestar informações cadastrais para atualização dos dados funcionais. “Mesmo com toda a campanha publicitária informando da necessidade de recadastramento, muitos servidores ignoraram o apelo do governo e, por isso, tiveram o contracheque bloqueado”, comentou Franzé.
O restabelecimento do pagamento da remuneração, proventos ou pensão suspensos está condicionado à atualização cadastral do servidor ativo, inativo ou pensionista e será efetuado na folha de pagamento imediatamente posterior a do mês em que atualizar o cadastro junto à Seadprev. A liberação da diferença bloqueada será feita na mesma folha de pagamento.
Fonte: G1/PI