A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) que define quanto e como o Governo do Estado poderá gastar ao longo de 2026. O orçamento estimado é de aproximadamente R$ 34 bilhões, valor que vai garantir o funcionamento da máquina pública e orientar os investimentos estaduais no próximo ano.
A matéria foi analisada e votada em dois turnos no plenário, com aprovação da maioria dos deputados. Após os descontos obrigatórios, como repasses constitucionais e recursos vinculados a fundos específicos, a previsão é de que o Estado disponha de uma receita líquida em torno de R$ 28 bilhões para a execução das políticas públicas.
Durante a sessão, parlamentares discutiram emendas ao texto original. O líder do Governo apresentou uma proposta de supressão, alegando que algumas modificações não indicavam a fonte de custeio. Apesar das divergências pontuais, o projeto avançou e foi aprovado.
Além do PLOA, os deputados também deliberaram sobre alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Entre os pontos discutidos, está a mudança no cronograma de aplicação do teto de gastos para os Poderes, cuja implementação completa ficará prevista apenas para 2027, permanecendo restrita ao Executivo no próximo ano.
