O governador Wilson Martins e o secretário nacional de Áudio Visual do Ministério da Cultura (MinC), Leopoldo Nunes Filho, firmaram parceria para a instalação de 65 cineclubes no Piauí, através do projeto Cine Mais Cultura, que será executado pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac). Serão investidos R$1,181 milhão nos cineclubes, na realização de Encontro Estadual de Audiovisual e na formação do Núcleo Digital de Produção do Piauí.
Através do convênio, serão adquiridos equipamentos e kits de exibição audiovisual digital; veículo traçado para acompanhamento e apoio aos cineclubes; e prestados treinamentos e capacitações de entidades selecionadas para operacionalização.
O governador Wilson Martins ressaltou o interesse que o audiovisual desperta especialmente nos jovens, e afirmou que a instalação desses cineclubes deve fomentar o envolvimento de piauienses de todo o estado com essa manifestação artística. “Essa é uma ação importante para a valorização da cultura, formação de plateia e até mesmo inclusão de pessoas, que aprenderão, através dos cursos, um ofício”, comentou.
“Temos muitos Pontos de Cultura perto de cineclubes. Com a chegada da ministra (da Cultura) Marta Suplicy, o Cine Mais Cultura ganhou um volume maior. Esse é um programa que tem como objetivo democratizar o acesso à produção audiovisual”, afirmou Leopoldo Nunes Filho. Segundo o secretário, os recursos já estão empenhados e o convênio para formalização da parceria deve estar pronto em até 15 dias.
Segundo a presidente da Fundac, Bid Lima, o projeto tem como objetivo criar novos espaços de exibição audiovisual, fortalecimento da exibição de filmes brasileiros e da cultura nordestina.
Fonte: CCom