O governador Wilson Martins avaliou, na última reunião de 2013 com secretariado e gestores, o cumprimento de metas do Governo do Estado e os resultados alcançados este ano. De acordo com o Sistema de Monitoramento das Ações Estratégicas (Simo), este ano, o Governo desenvolveu 617 ações, entre obras, programas e projetos a um custo de mais de R$ 4,2 bilhões.
Ainda conforme o Simo, entre 2012 e 2013, houve um crescimento de aproximadamente 65% nesse número, considerando que o Governo iniciou este ano com 215 ações monitoradas. Hoje, das 617 ações monitoradas, em torno de 400 estão em execução até o final de 2014.
Para Wilson Martins, há muito o que comemorar pelo trabalho realizado nos últimos 12 meses, resultou em número de ações desenvolvidas, bem como na melhoria dos índices de saúde, educação e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
“Não basta prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), tem que prestar contas à população. É importante que o povo saiba em que melhorou, sobretudo para as pessoas mais simples, as mais pobres. O crescimento corresponde a um trabalho pautado em planejamento e cobrança de resultados”, ressalta o governador.
Na saúde, entre março e novembro deste ano, foram investidos R$31,18 milhões no Confinanciamento da Saúde junto aos municípios. Entre as muitas ações, houve também a criação do Samu Aéreo, implantação dos serviços de urgência e emergência em ortopedia em 10 hospitais regionais, diminuindo o número de pacientes do interior vindos para Teresina.
Na pasta da educação, houve uma ampliação do número de escolas em tempo integral: de 18, o Estado saltou para 41. Assim como o programa Mais Educação, de 127 escolas com o programa, o Piauí alcançou 318.
“O Governo vem ampliando esses números a cada ano para que alcancemos todos os alunos. O empasse ainda é orçamentário, escolas nesse sistema requerem mais investimentos. Para 2014, o governador já disse que vamos ampliar ainda mais e alcançar mais municípios”, frisa o secretário Estadual da Educação e Cultura Átila Lira.
Metas 2014
O encontro desta sexta-feira (20), também traçou propostas de planejamento para o ano que vem. Em 2014, o governo vai construir quatro barragens, contratar adutora no Litoral e entregar obras de mobilidade urbana, a exemplo do rodoanel de Teresina, ponte Juscelino Kubitschek e duplicação das BRs 316 e 343.
No que diz respeito ainda à infraestrutura, 2014 será o ano para a pavimentação de trechos de estradas. O Governo deve triplicar a recuperação de estradas. Mais de 600 quilômetros serão recuperados, somando a isso mais de 1.300 quilômetros que devem ser construídos em um ano.
No campo da educação, o novo prédio da Universidade Estadual do Piauí em Picos será inaugurado no primeiro trimestre, além de 36 novas quadras poliesportivas cobertas para serem concluídas no primeiro semestre.
Já para a saúde, a proposta é construir a nova maternidade de Teresina e o novo Hospital Regional de Picos, que já será encaminhado para licitação na próxima segunda-feira (23). Outra meta é adquirir 100 ambulâncias novas para entregar aos municípios do interior do Estado, bem como concluir 10 Unidades Básicas de Saúde.
Fonte: CCom