O Jornal Valor Econômico destacou o esforço desempenhado pelo Governo Federal para impulsionar as Zonas de Processamento de Exportação do Brasil. De acordo com a publicação, o governo Dilma Rousseff definiu as seis ZPEs em que vê potencial para funcionar a partir do fim de 2014, e prepara uma força-tarefa para impulsionar os negócios.
A ZPE Parnaíba está entre as seis ZPEs que merecem atenção especial do Governo Federal. A ZPE Parnaíba está em fase de implantação, as obras foram iniciadas e existem duas empresas com projetos industriais sendo analisados pelo Conselho Nacional de ZPEs. A previsão é que em 2013 a ZPE Parnaíba esteja em operação, sendo assim a primeira ZPE do Nordeste a funcionar efetivamente.
O principal responsável pela política de “aceleração das ZPEs” é Gustavo Fontenele, que desde o ano passado é o secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, o CZPE é formado pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento, de Integração Nacional, do Meio Ambiente e Desenvolvimento. “Não faz mais sentido manter as regras dos anos 80. Quando as ZPEs surgiram, tinham também a função de trazer dólares, por meio das exportações, e auxiliar no equilíbrio do balanço de pagamentos”, afirma Fontenele.
O Valor Econômico pontua algumas medidas tomadas pelo Governo Federal para impulsionar esses empreendimentos no país, como os esforços junto a prefeitos para que acelerem (ou retomem) as obras de infraestrutura, até interceder junto ao Senado para aprovar projeto que amplia de 20% para 40% o percentual do que é produzido numa ZPE que pode ser destinado ao mercado interno.