O grupo cearense ‘Bricoleiros’ se apresenta no dia 9 de julho, às 15h, no Theatro 4 de Setembro. O espetáculo que tem classificação livre entra em circulação através do projeto do Sesc, o Palco Giratório. A entrada é gratuita;
Em cartaz, ‘Criaturas de papel’, uma produção que foi construída a partir de duas técnicas principais que fundamentam a cena: a bricolagem e o teatro negro. Ambas as técnicas foram estudadas e experimentadas, resultando na construção de um estilo de marionetes bricoladas. Neste espetáculo, o branco contrasta com o fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel.
A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês Kawasemiza, do qual dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. Essa forma enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e a atuação das marionetes.
O espetáculo mescla teatro negro e marionetes confeccionadas em papel, que compõem uma sequência de aparições de curiosos personagens meticulosamente animados. Um menino centra as atenções e as cenas giram em torno das suas novas amizades. Seus ganhos e perdas parecem nos comunicar que a vida é feita de construções e desconstruções de realidades e momentos. Encontros e partidas formam a teia principal dessa peça.
Parte do elenco da Companhia de Teatro vai ministrar a oficina ‘Manipulação de Marionetes’, que acontece dia 10 de julho, das 14h às 20h, na Casa da Cultura de Teresina. Da capital, o grupo segue para Parnaíba, onde o espetáculo será apresentado dia 13 de julho, às 15h, no Teatro do Sesc Avenida. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao programa Mesa Brasil Sesc.
Os Bricoleiros promovem espetáculos com linguagem simples, interativa, acompanhada de elementos cômicos, educativos e destinada ao público de todas as idades. Paralelo, o grupo executa outros tipos de atividades artísticas como construção de bonecos, cenografia, figurino e adereços. O grupo é formado por Cristiano Castro, Eliania Damasceno, Eder Machado, Cleiviane Marques Vasconcelos e Marconi Basílio.
Fundado em 2004, é considerado uma das principais revelações do teatro de animação cearense, reconhecido pela inovação e pela delicadeza na arte de manipular. Seu trabalho tem ocupado os palcos de importantes espaços culturais e festivais de teatro no Ceará, no Brasil e em Cabo Verde. Atualmente, o grupo participa do Laboratório de Criação Pesquisa em Teatro da Escola Porto Iracema das Artes.
A excelência de seu trabalho vem conquistando um espaço significativo no cenário dos principais eventos do Ceará e de outros estados. Inúmeras vezes participou da mostra paralela do Festival de Teatro Nordestino de Guaramiranga e, em 2012, o grupo foi selecionado para a principal mostra desse evento na 19º edição, realizando a abertura do festival. Em 2013 foi convidado para o XIX Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba e XII Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília.
Fonte: Jornal da Parnaíba