Apenas 36% dos piauienses já declararam o Imposto de Renda do exercício de 2016 referente ao ano-calendário de 2015. O prazo para fazer a declaração vai até o próximo dia 29, ou seja, os contribuintes do Piauí têm ainda 17 dias para enviarem à Receita Federal as declarações de rendimentos e regularizar sua situação.
De acordo com a Delegacia da Receita Federal de Teresina, eram esperadas cerca de 225 mil declarações em todo o Piauí, mas apenas 81 mil contribuintes já acessaram o sistema e estão com a documentação em dia.
A Receita Federal lembra que o contribuinte que não entregar a declaração no prazo pagará multa de 1% do imposto devido por mês de atraso, ou R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%, caso o contribuinte atrase a entrega por mais 20 meses.
Quem deve declarar
São obrigadas a declarar o Imposto de Renda as pessoas físicas que residem no Brasil e receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015 (o ano base para a declaração deste ano). A Receita Federal lembra que quem enviou a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberá mais cedo a restituição do Imposto de Renda.
O que precisa para declarar
Para declarar o IR, o contribuinte deve ter em mão os comprovantes de rendimento fornecidos pelas unidades pagadoras (instituições financeiras). Caso o documento não seja fornecido pela empresa, o contribuinte pode consegui-lo direto na fonte.
Como declarar
A Receita Federal disponibiliza um programa em seu site onde o contribuinte deve preencher todos os dados e informar os valores nos campos corretos. A Receita pede que o declarante revise bem os dados e valores fornecidos antes de enviar a declaração para o sistema. Erros de digitação e valores incompatíveis podem acarretar em multas e o contribuinte corre o risco e cair na malha fina.
Fonte: Portal O Dia