Na manhã de sábado (14) a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), divulgou uma nota informando que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) tinha voltado a atender com 100% de sua capacidade em Parnaíba. Segundo a SESAPI, toda a escala de plantões tinha sido restabelecida e a UTI. Mas não foi isso que o Portal Costa Norte encontrou na tarde deste domingo (15).
A senhora Maria Estela da Cunha, de 73 anos, ficou sem atendimento. Dona Estela está com o braço quebrado a cinco meses, neste domingo ela caiu e o fraturou mais uma vez. Sentindo muita dor, foi levada pela vizinha ao HEDA, mas foram informadas que o hospital está sem ortopedista e ficaram sem atendimento nenhum. “Pedi pelo menos pra baterem um exame Raio X e me darem algum remédio para passar a dor, mas nem a minha ficha fizeram”, disse a senhora.
O mesmo aconteceu com Francisco das Chagas do Nascimento, que fraturou o braço em um acidente de moto e teve que voltar pra casa sem atendimento. “A recepcionalista disse pra gente voltar amanhã e se ainda não tiver ortopedista é pra gente aguardar”, acrescentou Nilzete da Silva, irmã de Francisco.
Um funcionário do hospital que preferiu não se identificar, informou que a UTI ainda estava fechada. “Só se abriu agora à tarde, mas até hoje pela manhã continuava fechada”, informou o rapaz.
Procuramos a nova diretora, Clara Leal, para confirmar as informações, mas fomos informados, por um funcionário do setor administrativo, que ela não se encontrava mais no hospital. “A Dra esteve aqui até por volta das 13h30, em reunião com os médicos, mas já saiu”.
Outros setores do hospital, como urgência e emergência, já retomaram, parcialmente, os atendimentos. Enquanto nossa equipe permaneceu no HEDA, várias pessoas deram entrada no hospital, entre elas um rapaz que sofreu um acidente de moto, teve um ferimento grave na cabeça e foi conduzido pela equipe do SAMU.
Veja a nota na íntegra