A Avenida São Sebastião, pela primeira vez, foi palco do desfile cívico em alusão aos 169 anos de Parnaíba, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (14). Vários alunos de escolas municipais marcharam e apresentaram seus objetivos de diversas maneiras, seja através de cartazes, faixas, fotografias ou fantasias. Ao som das bandas, diga-se de passagem, coordenadas, a história de Parnaíba foi recontada, onde índios, bois e vaqueiros foram representados.
Já outra escola preferiu recontar a história da educação parnaibana, fazendo referências aos colégios e professores que contribuíram com a nossa educação. Para secretária municipal de educação, Rosany Corrêa, o desfile foi um sucesso, principalmente pelo número de alunos e docentes que conseguiu reunir na Avenida.
Inclusão Social e Digital fizeram parte do desfile. Até mesmo a biodiversidade marinha do delta foi retratada pelas crianças, principalmente através dos animais ameaçados de extinção. Artes cênicas também estava lá, sendo representada por meio de máscaras, fantoches e bailarinas. Futebol foi outra ponto lembrado no desfile. O Parnahyba Sport Clube foi homenageado no seu centenário com pequenos jogadores e mini líderes de torcida. Já o Hino da Parnaíba foi apresentado de diferentes formas, através de um coral das crianças da educação infantil, por meio dos alunos flautistas e na voz da cantora Teté Rocha.
Para o prefeito municipal de Parnaíba, Florentino Neto, aquele foi o desfile mais bonito visto por ele. E por diversas vezes, fez questão de cumprimentar aqueles que de alguma forma homenagearam o município, inclusive os manifestantes, que aproveitaram o momento para reivindicar melhores condições, onde o prefeito os acolheu da melhor maneira possível.
O desfile foi encerrado com os alunos da Escola Caic que levaram um bolo para comemorar o aniversário da cidade. E a guarda civil municipal fechou a noite ao som das sirenes, deixando um gostinho de quero mais para o próximo ano.