Homicídios em Parnaíba tiveram redução de mais de 70%, diz comandante do 2º BPM
A jornalista Viviana Braga entrevistou nesta quinta-feira (09), o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Major Osmar de Parnaíba, tenente-coronel Inácio Delgado. Na ocasião foram trazidos à população esclarecimentos importantes sobre a atuação do órgão de segurança na cidade no combate às facções criminosas e a consequente redução dos índices de criminalidade na região de responsabilidade do 2º BPM.
Na ocasião, o militar ressaltou sobre a importância do apoio da Justiça na expedição de mandados judiciais, que vão desde ordens de prisão – até de sequestros de imóveis – resultando em significativos prejuízos aos grupos criminosos. “Pela primeira vez, nós tivemos uma situação bem singular, que foi um apoio muito forte da Justiça com relação à expedição de mandados. Então, mandados de busca, mandados de prisão, chegando a um ponto inédito; nós tivemos uma operação que tiveram vários cumprimentos de mandados de sequestros de imóveis que estavam ligados à pessoas que faziam movimentação financeira, frutos de toda uma investigação policial”, pontuou.
Sobre a redução dos índices de criminalidade, Delgado destacou sobre os esforços da PM em combater de forma efetiva os grupos criminosos em Parnaíba e reduzir os homicídios, o que tem surtido efeito na prática, segundo ele. “Nós temos dois termômetros principais para a gente ter um indicativo da melhora na condição de segurança pública numa região. Então, praticamente, a gente trabalha com dois índices, que são os índices de homicídios, porque ali está o bem maior que todos nós temos que é a vida, nós temos também os crimes de roubo, que é aquela subtração de qualquer bem móvel mediante uma ação violenta. Então, isso aí é o que causa um impacto maior na segurança da população”.
Sobre os números que apontam para a redução de crimes violentos, o tenente-coronel disse: “Com relação a esses índices, nós tivemos um aumento de produtividade, que significa realmente a redução desses índices em mais de 70%, então quando a gente faz um comparativo de janeiro a abril de 2023, com relação a janeiro e abril de 2024, nós tivemos essa redução no número de homicídios em mais de 70%”.
Um outro dado que foi trazido pelo comandante do 2º Batalhão se refere aos registros de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), destinados aos crimes de menor potencial ofensivo, agilizando o processo de apuração dessas infrações, até mesmo evitando a necessidade de instauração de processos criminais. Conforme Inácio Delgado, o 2º BPM registrou um aumento, desde que ele passou a comandar o Batalhão, especificamente de 230%. “São decorrentes principalmente dos indivíduos que usam drogas […] Então a Polícia Militar intensificou suas abordagens, suas operações, numa presença mais acentuada junto à comunidade, constatando essas pessoas que são usuárias […] Envolve tanto as práticas do usuário de drogas, como também algumas ocorrências ligadas ao uso exagerado de som, por exemplo. Onde gera a apreensão do [aparelho de] som”, informou.