A partir da meia-noite do dia 26 de fevereiro estará encerando o horário de verão. Moradores das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar os relógios em uma hora. Em Parnaíba, por estarmos na região Nordeste onde não se aplica o horário de verão, quase nada muda. A influência do horário de verão para nós afeta somente a programação da TV e horário de abertura e fechamento de algumas empresas, a exemplo dos bancos.
Pelos cálculos do Ministério de Minas e Energias, o fim do horário de verão significa uma mudança na rotina de cerca de 125 milhões de moradores dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, do Distrito Federal, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em vigor desde o dia 16 de outubro de 2011, a medida permitiu ao país economizar cerca de R$ 4,2 bilhões, conforme divulgou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. De acordo com dados preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução da demanda por energia elétrica no horário de pico, das 18h às 20h, foi da ordem de 2 mil megawatts – sendo 1,5 mil megawatts nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste e 500 megawatts no Sul – o que representa uma diminuição entre 4% e 5% da demanda.
Informações Jornal da Parnaíba