Dos mais de R$ 38 milhões em emendas parlamentares destinadas à saúde do Piauí, cerca de R$ 30 milhões serão aplicados na aquisição de equipamentos para a rede hospitalar estadual. Mobiliários, informática e aparelhos diversificados para melhoria na assistência ao paciente estão garantidos e devem ter seu processo de aquisição iniciado imediatamente pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo o secretário da Saúde, Francisco Costa, essas emendas vão possibilitar a reestruturação da rede. “Dessa forma, vamos poder potencializar o atendimento nos mais diversos hospitais e assim aumentar a sua capacidade resolutiva, o que vai ajudar no processo de descentralização e regionalização da saúde em nosso estado, pleito defendido constantemente pelo nosso governador Wellington Dias”.
Costa reforça que, com a aquisição de equipamentos, a descentralização da saúde será fortalecida de tal modo que novos serviços, como terapia intensiva nas regiões de saúde podem ser abertos, centro cirúrgicos serão equipados. “Equipamentos para diagnósticos como tomógrafo, intensificador de imagem, endoscopia, de ultrassonografia, vão facilitar e muito para que os profissionais que temos nas mais diversas regiões do nosso estado possam ter diagnóstico preciso e assim aumentar a capacidade resolutiva de nossos hospitais”, pontua o secretário.
Os repasses para aquisição de equipamentos foram realizados ao final de 2016, início de 2017, oriundos de propostas da bancada piauiense na Câmara Federal e no Senado, como deputado Assis Carvalho, Átila Lira, Fábio Abreu, Silas Freire, Mainha, Rejane Dias, Rodrigo Martins, e os senadores Ciro Nogueira, Elmano Ferrer e o então senador, o governador Wellington Dias, e a senadora Regina Sousa. Os recursos foram habilitados pelo deputado federal Marcelo Castro, quando este exerceu o cargo de ministro da Saúde.
Fonte: CCOM