A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) sinalizou o lançamento de uma ação para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. Denominada de Força Estadual do SUS, a iniciativa da Sesapi deve abranger a atuação do sistema público de saúde no interior do Estado.
De acordo com o secretário estadual de saúde Ernani Maia, a Força do SUS será uma ação permanente da Sesapi, onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, neurologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.
Ernani Maia anunciou ainda como novos investimentos na Saúde, a construção a construção de novas unidades, os novos hospitais regionais de Picos e Floriano e as reformas das unidades de saúde de Uruçuí, Buriti dos Lopes e Demerval Lobão. Em Uruçuí tivemos que cancelar o contrato com a empresa que estava fazendo a reforma do hospital, mas já vamos retomar, assim como em breve daremos início as reformas dos hospitais de Demerval Lobão e Buriti dos Lopes”, explicou o secretário.
Na área de exames o gestor destacou o Laboratório de Investigação de Paternidade implantado pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen). Na área de urgência, Ernani falou que o SAMU chegou ao número de 50 bases no estado e da aquisição de duas aeronaves para o SAMU Aéreo, serviço recém implantado.
Com informações da Ccom