Dentro de um importante processo de descentralização da saúde e expansão de atendimentos no norte do Piauí, a obra para futura prestação de serviço de Radioterapia em Parnaíba, localizada no Bairro Montserrat, orçada em R$ 10.350.000,00 segue avançada.

Diante desse desempenho, no fim da tarde de quarta-feira (17/04) o presidente do Hospital Marques Basto, Mirocles Veras Neto, recebeu Thiago Rodrigues Santos, gerente de projetos do Ministério das Saúde, nas instalações do prédio onde será a Radioterapia da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Parnaíba. Atualmente o Hospital Marques Basto, através da UNACON, oferta serviços de Quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A visita do representante do Ministério da Saúde, Thiago Rodrigues, se deve a entrega do equipamento de Radioterapia. Parnaíba será a segunda cidade do Estado a ofertar este tipo de serviço com o Acelerador Linear ainda este ano. “Então, vamos atender toda a região norte e agora vamos fechar o ciclo do atendimento oncológico na cidade de Parnaíba”, celebrou Mirocles Veras.

A expansão do serviço de tratamento de Oncologia em Parnaíba se deve a constatação, através de Mapeamento Regional pelo Ministério da Saúde, de onde são identificadas grandes distâncias de descolamentos de pacientes por tratamento oncológico, o que era realidade na região da grande Parnaíba há muitos anos e esta condição está sendo modificada com oferta e expansão dos serviços.

Segundo Thiago Rodrigues, gerente de projetos do Ministério das Saúde, para receber equipamentos de Radioterapia é preciso que haja um hospital referência em atendimento a pacientes com câncer, padrão conquistado pelo Hospital Marques Basto. “Que seja um hospital referência em câncer e com esse equipamento, a média que a gente espera que atenda é em torno de 600 mil pacientes ao ano”, reforçou Thiago Rodrigues.

Ainda segundo o gerente de projetos Thiago Rodrigues, essa expansão faz parte do Plano de Exploração da Radioterapia no SUS, que contempla 92 Soluções de Radioterapia. No momento há 28 obras como a UNACON em execução e já foram executadas 60 no país. “Então a perspectiva dessa obra é que finalize até o meio do ano, a gente tem um cronograma que vai até junho. Inicia agora a montagem do equipamento e a gente espera que até setembro, outubro, deste ano ainda, a gente consiga disponibilizar o serviço para a população”, informou.