Na sexta-feira, 21, o Instituto Federal do Piauí comemora, no Campus Teresina Central, os 109 anos de educação profissional no Piauí, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, instituições que deram origem à atual Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Criadas por um decreto em 23 de setembro de 1909, no governo de Nilo Peçanha, as Escolas de Aprendizes Artífices eram destinadas ao ensino profissional primário gratuito e eram mantidas pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.
“É sempre importante comemorar essa data e refletir sobre a contribuição das escolas de aprendizes artífices, das escolas técnicas, dos cefets e, agora, dos institutos federais para o panorama geral do ensino no país, especialmente do ensino técnico e profissionalizante“, comenta o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.
Ele também ressalta o fato de que a comemoração ajuda a preservar a memória do Instituto Federal do Piauí e dá visibilidade às trajetórias de quem fez parte da história da instituição. Por isso, um dos destaques da programação será a realização da mesa-redonda “Conectando Vidas e Memórias em 109 anos de Instituição”, com a participação de servidores e egressos de distintas épocas.
Além de apresentações musicais, também haverá, na programação, uma apresentação do projeto “A roupa como segunda pele e as crianças na literatura infantil”, desenvolvido no Campus Teresina Zona Sul por professores e estudantes do curso de Design de Moda.
Confira a programação
7h30 – Hasteamento das Bandeiras e apresentação da Banda de Música do IFPI (estacionamento do Campus Teresina Central)
8h – Mesa-redonda: Conectando Vidas e Memórias em 109 anos de Instituição
(Auditório Maestrina Clóris de Oliveira)
9h – Apresentação do desfile: “A roupa como segunda pele e as crianças negras na literatura infantil”
9h30 – Corte do bolo e apresentação musical de Adelino Frazão, professor do Campus Teresina Central
Fonte: ASCOM