“Apesar da derrota e da lanterna no Grupo A2, o Parnahyba ainda não está fora da briga pela classificação. Com quatro rodadas disputadas e mais jogos por vir, a equipe piauiense precisa de uma reação imediata. Como os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam à próxima fase, há margem para recuperação — mas será necessário um aproveitamento quase perfeito nas próximas rodadas, além de contar com tropeços dos concorrentes diretos.”

Com uma atuação convincente diante da sua torcida, o Iguatu não tomou conhecimento do Parnahyba e venceu por 3 a 0 na noite deste sábado (10), pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. No Morenão, no interior do Ceará, o time da casa dominou do início ao fim e contou com uma noite inspirada de Otacílio Marcos, autor de dois gols e agora o maior artilheiro da história do clube com 44 tentos. Jacó, de cabeça, deu números finais ao placar.

Desde os primeiros minutos, o Iguatu mostrou a que veio: intensidade, pressão alta e muita organização ofensiva. O Parnahyba, por outro lado, tentava sobreviver apostando nos contra-ataques. Mas não demorou para os donos da casa abrirem o marcador. Em boa jogada pela direita, Melk cruzou com precisão, e Otacílio completou com firmeza para o fundo da rede. Ainda no primeiro tempo, um erro da zaga adversária foi fatal: Emílio vacilou e Otacílio, oportunista, marcou o segundo com um toque certeiro no canto.

Apesar do revés, o time piauiense até esboçou reação. Bismarck carimbou a trave e Adriel arriscou com perigo, mas parou na falta de pontaria. Na etapa final, o Parnahyba tentou imprimir mais ritmo, criou oportunidades com Emerson, Xilú e Henrique, mas esbarrou na forte marcação cearense e no cansaço que minou o time. No contra-ataque, o Iguatu aproveitou os espaços e selou a vitória com Jacó, que subiu mais que a defesa e cabeceou firme, sem chances para o goleiro Janílson.

O que vem pela frente

Com o resultado, o Iguatu chega a seis pontos e assume a vice-liderança do Grupo A2. O Parnahyba, com apenas um ponto somado, amarga a última colocação.

Na próxima rodada, o Azulão recebe o Altos no sábado (17), às 17h, novamente no Morenão. Já o Parnahyba tenta se reerguer diante do Maracanã, no domingo (18), às 16h, no estádio Pedro Alelaf.