Parnaíba dispõe de um posto avanço do Instituto de Medicina Legal que está próximo de sua ativação. A mais recente aquisição do órgão foi uma geladeira para guardar corpos e deve chegar outra. Os demais equipamentos estão na delegacia regional de Parnaíba e tão logo seja estruturado o corpo de funcionários, o posto avançado deve funcionar com previsão ainda para este mês.
Segundo o policial Robinson Castilho, responsável pelo traslado, a implantação de um IML nesta cidade já é uma reivindicação bem antiga dos parnaibanos, o que sempre rendeu descontentamento e polêmica por falta de aparato e profissionais.
De acordo o delegado regional de Polícia Civil, Alfredo Cadena Júnior, o posto avançado do Instituto de Medicina Legal em Parnaíba não vai dispor de perícia criminal para investigações mais complexas, mas garante alguns exames de corpo de delitos como estupro, por exemplo. No momento em Parnaíba existe um médico legista, sendo necessários mais três. O prédio do IML está concluído e pronto para funcionar; mas, em detalhe, os cupins já estão danificando a madeira de uma das portas. Tão logo, funcione o posto avançado, haverá mais resolução nas necropsias.