Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 2143 vereadores eleitos para os 224 municípios piauienses no último pleito eleitoral, 499 já exerciam a função. O levantamento que sinaliza as ocupações mais frequentes entre os parlamentares, demonstra que 245 agricultores conquistaram vagas no Legislativo, no grupo também destaca-se o número de servidores públicos municipais que saíram vitoriosos na disputa proporcional (135 ao todo). Na sequência aparecem os vereadores eleitos que declararam exercer a função de professor de ensino fundamental (107), os comerciantes que saíram vitoriosos chegam a 100.
Com base nos índices descritos pela Justiça Eleitoral, o percentual de reeleitos para as Câmaras Municipais no Estado chega a 23,2%. Já no que tange a disputa majoritária nos 224 municípios do Piauí, o grau de reeleição é de 19,6%, ou seja, 44 prefeitos foram reeleitos para o comando Executivo a partir do próximo ano. Dentre as ocupações mais frequentes nesse grupo destaca-se também os candidatos eleitos que declararam ser empresários, 25 no total; seguido de perto pelos médicos (22), e comerciantes (16). Além disso, 19 servidores públicos estaduais ou municipais foram eleitos para comandar Prefeituras.
FAIXA ETÁRIA – Na descrição do perfil dos políticos eleitos para o comando do Executivo Municipal a partir do próximo ano, a faixa etária mais predominante é a que vai de 40 a 44 anos, com 39 representantes ao todo. Indicativo que coincide com os dados dos vereadores eleitos, que em maioria, também se situam na faixa de 40 a 44 anos.
Fonte: Portal Meio Norte