Na hora de adquirir a alimentação, especialmente leite e seus derivados, um detalhe a ser observado é a lactose, que é um tipo de açúcar encontrado no leite e produtos lácteos. A nutricionista Dalete Maia destacou que o número de pessoas com deficiência de lactase é crescente e as pessoas devem conhecer alternativas para lidar da sua condição de intolerância.
A intolerância a lactose dos consumidores acaba fomentando a necessidade da oferta de produtos que atendam as exigências da clientela. Segundo o gerente de supermercado, Francisco Cipriano, as exigências dos clientes com produtos sem lactose, semi-lactose e integral.
A intolerância a lactose acontece quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, que quebra as moléculas de lactose transformando-o em glucose e galactose. Por conta da deficiência, que pode vir com o avanço da idade, a necessidade de mudança nos hábitos alimentares se faz imperativo.
A Intolerância à lactose surge em diferentes momentos da vida com idade; a etnia, o nascimento prematuro ou doenças que atinjam o intestino. É relevante que as pessoas observem a reação do próprio organismo para evitar transtornos próprios da intolerância a lactose.
Por Daniel Santos