A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) levou seu apoio à campanha Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, lançada agora em setembro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Trata-se de um projeto de lei de iniciativa popular em prol do fortalecimento dos mecanismos de democracia direta. Na ocasião foi divulgado um manifesto que cobra a Reforma Política já para 2014.

“O objetivo da Coalizão é impulsionar uma campanha cívica, unificada e solidária, para efetivar a Reforma Política e fortalecer os meios para alcançar a democracia direta”, reforça Iracema.

Um grupo de membros da Coalizão já foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que disse que poderá colocar na pauta a votação da reforma política entre os dias 23 e 27 de setembro próximo.

Durante o encontro, os representantes de entidades da sociedade civil entregaram ao presidente da Câmara a proposta de lei de iniciativa popular e o manifesto em prol do fortalecimento dos mecanismos de democracia direta.

Mesmo com a entrega da proposta no Congresso Nacional, as entidades promovem a coleta de assinaturas por meio do Avaaz. É a primeira vez que assinaturas eletrônicas estão valendo juridicamente para um projeto de iniciativa popular.

Fonte: Ascom