Iracema defende recursos para Centro Materno (Foto: Divulgação)

A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) destinou, dentro das emendas de bancada do Piauí, R$ 100 milhões para o Centro Materno Infantil, em Teresina. Esses recursos serão aprovados ainda este ano, com previsão de liberação já no primeiro semestre de 2012.

“Minha campanha para a Câmara dos Deputados sempre priorizou temas que dizem respeito aos direitos de crianças, jovens e mulheres, com ênfase na saúde feminina. Esses recursos são prova de que tenho lutado pelos direitos e qualidade na saúde das  piauienses, pois com este hospital, que terá 480 leitos e serviços de UTI completos, serão ampliados os espaços para o atendimento à população do nosso Estado”, diz Iracema.

O Centro Materno Infantil é um anseio antigo da população piauiense, uma vez que a maior maternidade do Estado, a Dona Evangelina Rosa, apesar de ser um hospital de referência, funciona em instalações precárias, assim como o Hospital Infantil Lucídio Portella, que atende casos de alta complexidade.

“As obras do Centro Materno Infantil de Teresina estão entre as prioridades do Governo Federal, e torcemos para que em 2013 o Piauí já conte com essa nova maternidade. É preciso olhar, com especial atenção, para a saúde da mulher. Questões como a mortalidade materna devem mobilizar governos em suas três instâncias, Parlamento e sociedade civil, pois são um grave problema de saúde pública no Brasil”, comenta a deputada piauiense.

Em visita ao Piauí no último mês de agosto, o ministro da Saúde Alexandre Padilha assegurou R$ 20 milhões para o Centro Materno Infantil, e a presidenta Dilma Rousseff também mostrou-se sensível à causa, por conhecer os indicadores sociais do Estado.

“No Brasil, a taxa de mortalidade materna está em torno de 74,6 óbitos em cada 100 mil nascidos vivos. No nosso estado, o Piauí, infelizmente, esse número chega a 80,3. É um indicador inaceitável”, lamenta Iracema Portella.

A bancada do Piauí em Brasília tem treze membros, sendo dez deputados federais e três senadores, e pode indicar 18 emendas ao Orçamento Anual.