O atual prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castello Branco, fez uma avaliação da sua administração durante os 3 mandatos que exerceu e falou da tranquilidade com que deixa a prefeitura no próximo dia 31 de dezembro de 2012. Em entrevista ao Jornal da Costa Norte, desta quarta-feira (10), José Hamilton elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral na realização do pleito e disse que Parnaíba vive um novo momento na sua história política. “Todas as lideranças políticas do estado devem fazer uma reflexão sobre o resultado da eleição em Parnaíba”, referindo-se à importância que a cidade tem como segundo maior colégio eleitoral do Piauí.
Para o prefeito, Parnaíba não vive mais em um momento onde os políticos tinham “uma carta na manga” para os momentos finais de uma campanha eleitoral. “O povo é soberano, a cada eleição que passa o povo está ficando mais livre”, reforçou José Hamilton, lembrando que Florentino Neto fez uma campanha de propostas e sem agressões; e isso explica a sua expressiva vitória.
José Hamilton disse ainda, que o próximo gestor de Parnaíba tem luz própria e que ele não estará por perto para interferir em nada. “Não tenho pessoas para indicar para compor a equipe de trabalho de Florentino, ele tem sensibilidade e é criterioso. Saberá reconhecer àqueles que contribuíram e que desempenham um bom trabalho.”
Quando questionado sobre o que ele não fez durante seus mandatos, mas gostaria de ter feito, o prefeito foi objetivo e disse que não conseguiu realizar uma ação eficaz na saúde de Parnaíba. Ele reconhece que a quantidade de profissionais é insuficiente e acredita que a faculdade de medicina será uma maneira de solucionar esse problema. “Com a faculdade de medicina serão contratados 80 médicos professores, que além de vir da aulas, irão instalar seus consultórios e prestar serviço nos postos de saúde”, acredita José Hamilton, citando como exemplo, a cidade de Sobral, no Ceará, que consegui resolver boa parte dos problemas na saúde com a instalação do curso de medicina.
Como justificativa, o prefeito disse que nem sempre é possível realizar tudo que queremos em nossas vidas, e com uma prefeitura não é diferente. “Eu imaginava fazer tudo e isso me causa algumas frustrações, mas saio com a consciência tranquila. Fiz o que eu podia fazer”, disse.
Sobre as eleições de 2014, José Hamilton diz não ter nenhuma pretensão de se candidatar, considera que já deu a sua contribuição na política. Agora vai fazer uma reflexão, cuidar da sua saúde, pois pretende fazer uma cirurgia no olho e vai trabalhar com seu filho.