Nos próximos capítulos de “Império”, José Alfredo (Alexandre Nero) descobrirá que seu próprio filho deu um golpe na empresa. O Comendador tentará manter o nome em sigilo, mas José Pedro (Caio Blat) acabará se entregando e pedirá demissão.

Tudo começará quando o empresário convocar José, João Lucas (Daniel Rocha), Maria Clara (Andréia Horta) e Maria Marta (Lilia Cabral) para uma reunião. Ele anunciará a novidade:

– Descobriram uma irregularidade em nossas contas. E isso pode afetar o que dona Marta chama de futuro próspero da empresa, que ela atribui ao afinco de José Pedro! Esta reunião é para falar de um escândalo. E o responsável por ele descobriu um jeito de roubar parte do salário dos empregados da Império da forma mais sorrateira possível!

O milionário pedirá que alguém se manifeste e Marta perguntará se o marido tem certeza das acusações. Ele confirmará e todos pedirão maiores explicações. O Comendador será breve:

– Resumindo: o que aconteceu na contabilidade da Império foi simples. Na hora de fechar as folhas de pagamento, alguém arredondou, para baixo, os valores que os funcionários de todas as nossas filiais tinham a receber nos últimos meses.

– Espera aí, arredondou como? Não ficava evidente que alguém estava subtraindo uma quantia indevida? – questionará Clara.

– Não, porque fizeram sem que ninguém notasse, nem mesmo os prejudicados, já que se tratava de centavos, ou alguns reais, uma coisinha aqui, outra coisinha ali, sempre miudezas, para passar despercebido. Mas, somando tudo, no total dava uma quantia apreciável. Ou seja, usaram uma cortina de fumaça, um truque para disfarçar. E esta quantia, que era apreciável, repito, foi desviada para uma certa conta-corrente no exterior, mais precisamente num certo paraíso fiscal.

O empresário fará mistério sobre a identidade do culpado e irritará Marta. Ela insistirá para ouvir a revelação, mas o milionário vai preferir manter sigilo, desde que o golpista devolva todo o dinheiro. Marta concordará com a solução, mas Clara insistirá para que todos saibam quem é o criminoso:

– Não é justo! Se o culpado tiver o benefício do anonimato, ficamos todos sob suspeita.

– Todos não, Maria Clara. Porque eu já sei quem desviou o dinheiro.

A designer continuará pressionando o pai, mas não terá sucesso. Marta atacará a postura da filha e terá início uma grande discussão. Até que José Pedro se manifestará:

– Eu me demito.

José Alfredo rapidamente encerrará a reunião e irá para sua sala, tentando evitar mais confusão. Maria Marta chamará o filho para conversar e descobrirá seus motivos:

– Eu só queria chamar a atenção dele! Estou cansado de ser tratado feito um zero à  esquerda. Queria mostrar para ele que não sou um merda, sou capaz de gerir a droga de empresa. Não sei o que me deu, mãe. Foi um impulso, uma maneira de alfinetar o todo-poderoso, sei lá. Quando caí em mim, já era tarde, estava feito.

A milionária, claro, reprovará as ações do diretor financeiro, mas ele manterá seu pedido de demissão. José Alfredo, porém, não aceitará e mandará o filho admitir a culpa, aprendendo, assim, com seus erros.

Fonte: kogut.oglobo.globo.com