Momento em que o jovem era preso por policiais da Força Tática. (Foto: Kairo Amaral)
Momento em que o jovem era preso por policiais da Força Tática. (Foto: Kairo Amaral)

Foram mais de duas horas de negociação até os Policiais Militares conseguirem entrar em uma residência e evitar o suicídio de David Castelo Branco Martins, de 26 anos, que estava ameaçando se matar na Rua Projetada 28, no Bairro Dirceu Mendes Arcoverde, em Parnaíba. Segundo populares, antes da chegada da PM, o jovem já havia efetuado dois disparos de arma de fogo.

Após os tiros, vizinhos acionaram a Polícia e várias viaturas foram deslocadas para o local da ocorrência. Assim, se iniciou uma negociação para que o jovem deixasse os Policias entrarem na casa. Apesar do nervosismo de David, os PMs conseguiram quebrar alguns cadeados e arrebentar a grade de proteção da porta de entrada. Uma guarnição da Força Tática, sob o comando do Sargento Fabriciane Monteiro, entrou no imóvel e conseguiu deter o jovem.

“Ele nos afirmou que estava há um ano e dois meses sem usar drogas. Disse também que é estudante de direito, mas que o curso se encontra trancado. Nesta ocasião, provavelmente ele teve um surto psicótico pelo uso excessivo de cocaína, apesar de não termos encontrado a substância na residência”, ponderou a Tenente Ruthinéia, Comandante de Policiamento da Área (CPA).

No momento das negociações, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada por medidas de segurança. No quarto onde o jovem estava os Policiais encontram um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e três deflagradas, e uma pequena porção de cocaína. David foi preso e conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi autuado por posse de droga para o consumo pessoal e por ter efetuado os disparos.

surto_psicotico02 surto_psicotico03 surto_psicotico04 surto_psicotico05 surto_psicotico08 surto_psicotico06 surto_psicotico07

Por Kairo Amaral