Um projeto de vida, uma profissão, uma missão. Desta forma encara o Judô, o desportista, lutador e treinador Expedito de Melo Rosa Falcão Filho. Ele é treinador da campeã olímpica Sarah Menezes desde que ela tinha nove anos de idade. A piauiense é a primeira mulher do Brasil a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos. Sarah Menezes conquistou na última sexta-feira a medalha de prata no World Masters de judô, em Guadalajara, no México.
Natural de Teresina, Expedito Falcão, 45 anos de idade, é judoca há 32 anos. Sua preocupação está na formação do caráter do indivíduo. O surgimento de um lutador, um atleta, já é consequência da decisão e do esforço de seus alunos e com o devido incentivo. No final da tarde do último sábado (28/05), o judoca Expedido apresentou membros de sua equipe, em duas demonstrações no Parnaíba Shopping. São treinadores e treinadoras experientes e crianças iniciadas na arte.
Referente ao relacionamento que tem com Sarah Menezes, destacou que lida com a mesma desde criança e, por isso, a convivência é a melhor. Expedido, bicampeão mundial júnior, tenta fazer do Estado do Piauí uma referência dentro do judô nacional. O correto direcionamento das energias de seus alunos para o judô e a conduta são preocupações primeiras durante seu trabalho. Um dos resultados mais atuais foi o potencial evidenciado de Sarah Menezes. Os esforços neste momento são dedicados especialmente a sua pupila Sarah Menezes por conta das olimpíadas.
Por Daniel Santos