Com apenas 16 anos de idade e um futuro promissor no judô, Willian Araújo participou recentemente do processo seletivo do Circuito Mundial de Judô, que acontecerá na Europa em março de 2014. O teste foi realizado na cidade de Vitória, Espírito Santo. Da região Nordeste, apenas William e o judoca maranhense Ítalo Mazzili garantiram sua vaga para o grande torneio internacional.
Para participar da seletiva, o judoca e o professor Vicente Ferreira contaram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom), que forneceu ajuda com passagens, estadia e alimentação para a dupla.
Willian é um dos 120 alunos atendidos pelo projeto social Fábrica de Campeões, desenvolvido por Vicente Ferreira e outros profissionais de judô. O centro de treinamento fica localizado no bairro Parque Piauí, zona Sul da capital, e trabalha com alunos dos 5 aos 26 anos de idade, que são isentos de pagamento.
“É um projeto que visa revelar novos talentos do judô, e nós não cobramos nada daqueles que fazem parte do nosso projeto. Nós contamos com a dispensa de 50% das taxas, cobradas pela Federação Piauiense de Judô e do apoio do governo do estado em competições, como esta que levou William e eu ao Espírito Santo”, explica Vicente.
Para o coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, “a nossa intenção com este tipo de apoio é dar opotunidade para revelar talentos, em vários esportes, como judô, jiu jitsu entre outros. No caso específico do judô, nós pretendemos permitir um trabalho sistemático para revelarmos outras sarahas, com uma ação ordenada e perene por parte do Governo do Estado”.
Entre as vitórias alcançadas pelo jovem atleta, que divide seu tempo entre o treino no esporte e a sala de aula, a mais recente foi o bicampeonato nas categorias Juvenil e Júnior da Copa Internacional de Judô, que aconteceu na cidade de Fortaleza no mês passado.
Willian tem aproveitado seu período de férias escolares para intensificar a maratona de treinos, para assim colher mais vitórias e reforçar o nome do Piauí no cenário mundial de judô.
Fonte: CCom