Tomaram posse, na noite do último sábado (14), a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi). A entidade será presidida, de 2014 a 2016, pelo juiz Leonardo Lúcio Freire Trigueiro, que anunciou a criação da Comissão de Segurança e Defesa das Prerrogativas dos Magistrados durante o seu mandato.
“O juiz, pela difícil função que exerce, deve ter todas as garantias de independências, especialmente a respeito dos outros poderes do Estado. É, portanto, indispensável colocar o magistrado ao abrigo das ameaças e imposições e, bem assim, das solicitações de favores que podem comprometer a sua imparcialidade ou, de qualquer modo, sua serenidade. Essa Comissão será criada, justamente, para garantir que a legislação preserve a independência dos magistrados piauienses”, relata Leonardo.
Trigueiro anunciou, ainda, outras medidas que tomará à frente da entidade, como a luta junto ao Tribunal de Justiça pelo aumento do número de juízes auxiliares; criação de Varas e instalação das já criadas; garantia de assessores para juízes de primeiro grau; segurança e limpeza dos fóruns; e conclusão do pagamento da Unidade Real de Valor (URV) aos magistrados, bem como da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) e Auxílio-Alimentação.
Atualmente, Leonardo Trigueiro é juiz titular da 2ª Vara da Comarca de Picos. No entanto, a partir de 2014, ele pedirá afastamento da função para dedicar-se exclusivamente ao cargo de presidente da Amapi.
O juiz José Airton Medeiros de Sousa, que comandou a Associação de 2011 a 2013, ratifica que representar a magistratura piauiense é gratificante e foi seu maior desafio profissional. “Nesses três anos tivemos, única e exclusivamente, o objetivo de defender os interesses da magistratura e contribuir com a melhoria do Poder Judiciário piauiense. Nós, juízes, apesar dos diversos problemas, não podemos deixar que interesses outros nos desanimem. Temos que sustentar um Judiciário forte e respeitado”, afirma Medeiros.
HOMENAGEM
Além da posse da nova diretoria, a Amapi homenageou diversas personalidades pelos relevantes serviços prestados à magistratura piauiense.
Receberam a Medalha do Mérito Conselheiro Coelho Rodrigues, mais alta comenda da Amapi, o juiz Luis de Moura Correia; o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região, Carlos Wagner Nery da Cruz; o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral; os desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Edvaldo Pereira de Moura; e o juiz José Airton Medeiros.
Foram agraciados com a Medalha de Sócio Honorário Desembargador Helvídio Clementino de Aguiar, o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar; o major da Polícia Militar do Piauí, Edvaldo Lima; e os juízes Aderson Antônio Brito Nogueira, Carlos Hamilton Bezerra Lima, Luiz de Moura Correia, Maria das Neves Ramalho Barbosa, Rodrigo Alaggio Ribeiro e Virgílio Madeira Martins Filho.
CHAPA MAGISTRATURA UNIDA
Confira, a seguir, a composição da diretoria da Associação dos Magistrados Piauienses para o período de 2014 a 2016.
DIRETORIA
Presidente: Leonardo Lúcio Freire Trigueiro
1º vice-presidente: Júlio Cesar Menezes Garcez
2º vice-presidente: Fabrício Paulo Cisne de Novaes
3º vice-presidente: Paulo Roberto de Araújo Barros
1º secretário: Sérgio Luiz Carvalho Fortes
2º secretário: José Airton Medeiros de Sousa
1º tesoureiro: Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos
2º tesoureiro: Antônio Reis de Jesus Nolleto
Diretora de Comunicação Social e Promoção de Eventos: Carmen Maria Paiva Ferraz Soares
Diretor de Esportes e Lazer: Raimundo Nonato da Costa Alencar
Diretor de Informática: Luiz Henrique Moreira Rego
Diretor de Patrimônio: Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa
Diretor de Aposentados e Pensionistas: Raumário Mourão e Silva
CONSELHO FISCAL
Max Paulo Soares de Alcântara
Leonardo Brasileiro
Antônio Francisco Gomes de Oliveira
Thiago Brandão de Almeida
Ítalo Márcio Gurgel de Castro
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
Thiago Coutinho de Oliveira
Marcelo Mesquita Silva
Fonte: O Dia