Parnahyba, campeão Piauiense 3013 (Foto: Divulgação)

Depois do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD/PI) julgar nesta semana que não houve irregularidades na escalação do zagueiro Eridon, por parte do Parnahyba, na final do Campeonato Piauiense, o time campeão 2013 e representante do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro ainda não viu a cor do dinheiro da premiação. A Federação do Futebol do Piauí (FFP) diz que mesmo que o título seja legítimo, a entidade não pode efetuar o pagamento até que os clubes se resolvam na Justiça.

Com a abertura de um processo contra o Parnahyba, que visava contestar o título do clube, o River-PI tentou na Justiça o direito de disputar a Série D. Mesmo revelando, na última quarta-feira, que o clube não moverá mais ações alegando a participação no River-PI na competição nacional, o time segue com um mandado de garantia, onde pede uma liminar para suspender a liberação dos prêmios oferecidos ao campeão.

– Se o River-PI não vai recorrer mais, deveria também desistir desse recurso – reclama o presidente do TJD/PI, José do Egito.

Para a FFP, não existe esse direito de ‘nos deixar à vontade para indicar o Parnahyba para a Série D’. Segundo Cesarino Oliveira, presidente da entidade, o time do litoral irá disputar a competição de forma legítima.

– A participação do Parnahyba na Série D não é condicionada pela River-PI. O time vai porque é o campeão Piauiense. Mas mesmo o dinheiro da premiação sendo dos clubes, nós dependemos da decisão judicial para liberá-lo. Quando ficar decidido, a gente paga. O dinheiro é dos clubes – explica Cesarino Oliveira.

Negando que os transmites da justiça poderiam levar o Piauí a perde a vaga na Série D, Cesarino revelou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através da FFP, já cedeu as passagens aéreas e a hospedagem do Parnahyba para a estreia da competição.

– A gente sabe que greve, poucos treinos e outras condições de salários atrapalham o clube, e que o dinheiro da premiação ajudaria nos custos. Mas a nossa expectativa da participação do Parnahyba é a melhor possível, pois esperamos que ele represente bem o nosso futebol – completa o presidente da FFP.

A estreia do Parnahyba acontece no domingo (2), quando o time encara o Salgueiro, às 18h30, no Estádio Cornélio de Barros, em Pernambuco.

Fonte: Globoesporte.com