Foi oficializado nesta quarta-feira (29), no município de Ilha Grande, o início das obras de controle ambiental das dunas de Ilha Grande, no litoral piauiense. A assinatura da ordem de serviços, aconteceu na Câmara Municipal da cidade e contou com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, autoridades e sociedade em geral. Na oportunidade, foi feita uma apresentação do projeto e os seus efeitos benefícios para o Meio Ambiente à sociedade local.
O projeto que tem orçamento no valor de R$ 1.863.200,67, será desenvolvido com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, por meio da SEMAR, com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF. “É uma obra de grande relevância para a população de Ilha Grande, considerando a problemática social, econômica e ambiental decorrentes do avanço das massas de areia que ameaçam o patrimônio público, as propriedades privadas, os recursos hídricos e consequentemente, o principal acesso ao Delta do Parnaíba, o Porto dos Tatus”, enfatizou Dalton Macambira.
Nessa primeira etapa serão contidos 131 ha de dunas em uma das áreas mais críticas que ameaça a navegabilidade e o acesso ao Delta do Parnaíba, e terá duração de 24 meses. Também nesta quarta-feira, foi realizada uma reunião comunitária, no povoado Tatus, para apresentação à comunidade local dos serviços a serem executados.
Fonte: Ascom SEMAR