A cidade de Luís Correia que fica a 345 km da capital vai completar 74 anos de emancipação política, e a Prefeitura Municipal vai realizar uma festa em comemoração pela passagem da data que faz parte do calendário municipal, a Avenida Professor Antônio de Pádua próximo ao Cantinho do Amaral vai receber toda estrutura de palco e iluminação para o Show da Banda de Forró Estourado que vai animar toda população local e turista que passeia pelo litoral piauiense.
Até 1820 o lugar era uma vila de pescadores e chamava-se Amarração, que significa o local onde as embarcações atracam. Durante a Guerra dos Balaios, por está numa posição estratégica, serviu de desembarque para as tropas que combatiam os revoltosos.
Nesta mesma época, Amarração recebia vapores oriundos do Maranhão, Ceará, Pernambuco e navios da Guiana Francesas que eram rota para a Inglaterra. Grandes armazéns foram construídos pelas companhias de navegação.
Entretanto, em 1888, parte da vila foi destruída por ondas marítimas e a população foi obrigada abandonar o lugar. Em 1931, ela perde a autonomia e passa a ser um distrito de Parnaíba. Em 1935, forças políticas da região, com o intuito de homenagear apenas um político do lugar trocaram o belo nome de Amarração por Luiz Correia. A cidade comemora seu aniversário em 26 de julho.
De toda a área costeira do Piauí de 66 quilômetros, 42 estão em Luiz Correia. Na década de 1930, o município teve sua original e poética denominação mudada de Amarração para Luís Correia, Em homenagem a Luís de Moraes Correia. Jurista, sociólogo e escritor. Nascido em 23 de Dezembro de 1881 na vila de Amarração.
Fonte: Jornal da Parnaíba