Mais de 120 m³ de madeira nativa apreendida em Parnaíba será usada em obras públicas
No dia 19 de julho de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizaram uma operação conjunta em Parnaíba que resultou na apreensão de dois caminhões transportando 125 m³ de madeira ilegal — o equivalente à derrubada de cerca de 500 árvores nativas.
A PRF interceptou os veículos durante fiscalização de rotina, identificando infrações como excesso de carga e divergência entre as espécies transportadas e a documentação. A Semarh foi acionada imediatamente e sua equipe de auditores lavrou os autos de infração e acompanhou o processo legal.
Embora os responsáveis pelo transporte tenham 20 dias para defesa, o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, antecipou que a madeira apreendida será cedida a obras públicas em Cajueiro da Praia e Joaquim Pires caso a perda seja confirmada. O material poderá ser utilizado em escolas, creches, praças e projetos sociais, transformando um crime ambiental em benefício social.
O gerente de fiscalização da Semarh, Mário Filho, destacou que a ação reforça o compromisso com o uso sustentável do recurso apreendido: “Nossa equipe técnica foi acionada tão logo a PRF identificou o crime ambiental. Realizamos a autuação e indicamos um depositário fiel para guardar o material até a conclusão do processo. Nosso foco é que a madeira volte à sociedade de forma justa, legal e sustentável.”
A operação reforça a importância da fiscalização ambiental e da integração entre os órgãos públicos para coibir crimes contra a natureza. Mais do que punir os infratores, o reaproveitamento da madeira em obras sociais representa uma forma de reparar os danos causados ao meio ambiente, promovendo o uso consciente dos recursos naturais e beneficiando diretamente a população.
Mais de 120 m³ de madeira nativa apreendida em Parnaíba será usada em obras públicas