Mais de 40 mil animais devem ser vacinados contra a febre aftosa na região de Parnaíba
A vacinação contra a febre aftosa de 2022 teve início neste mês de maio para imunização de bovinos e bubalinos e tem até terça-feira (31/05) para concluir a vacinação. A Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Parnaíba (USAV), da Agência do Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI) tem a expectativa de imunizar 40 mil animais. A expectativa também é imunizar cerca de 107 milhões de animais em todo território brasileiro.
As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização. Em seguida os produtores devem procurar a ADAPI para fazer a certificação dos animais vacinados.
A vacinação contra a febre aftosa e, consequente, declaração possibilita a livre comercialização do rebanho. O prazo para declarar é até quarta-feira (15/06) e dispor da certificação. Por isso, é tão importante vacinar.
A Coordenação da Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Parnaíba (USAV), da Agência do Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI), compreende os municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande e Buriti dos Lopes. É em Parnaíba que fica Agência para declaração do rebanho vacinado.