As ações de combate à febre aftosa iniciaram este mês. A doença é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido. A gravidade da aftosa decorre por causa dos prejuízos econômicos, que encerram com a morte do animal.
Por isso a unidade da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI) que abrange Parnaíba, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, está realizando campanha de vacinação contra a febre aftosa.
Segundo Alberto Abraão Loiola, coordenador regional da ADAPI, devem ser vacinados mais de 40 mil bovinos e a meta é atingir 98% na região de Parnaíba. Já no Estado do Piauí a meta é vacinar 80% do rebanho que passa de um milhão de cabeças. É importante garantir a certificação do rebanho, mesmo que seja pequeno.
Após a vacinação do gado os produtores rurais devem procurar a ADAPI em Parnaíba a fim de obter o certificado para atestar que seu gado está livre de febre aftosa. De acordo com o produtor rural José de Arimatéia, o documento possibilita a melhor comercialização dos animais. O objetivo do Estado do Piauí é obter o status de “Livre de Febre Aftosa com Vacinações”. Pra tanto é preciso a consciência dos produtores e o empenho nas vacinações e zelo pelo animal.